Quais são as primeiras vacinas que seu pet precisa?

Ao nascer os cães contam com os anticorpos do leite materno para protege-los, mas com o passar do tempo, essa proteção deixa de ser suficiente os deixando vulneráveis. A vacinação irá ajudar a evitar que seu cão adquira certas doenças que podem ser uma verdadeira ameaça a saúde.

As vacinas aconselháveis são:

  • Cinomose: Uma virose grave, que pode causar tosse intensa e diarreia. Os cães com cinomose frequentemente desenvolvem diversas alterações  fatais.
  • Hepatite: É um distúrbio grave, causado por um vírus altamente infeccioso e afeta o fígado.
  • Parvovírus: Um vírus, que sobrevive no ambiente por meses, costuma afetar filhotes, provocando uma diarreia sanguinolenta frequentemente fatal.
  • Vírus da Parainfluenza e Bactéria da Bordetella: Os vírus são componentes da etiologia da “tosse dos canis”, que é altamente contagiosa.
  • Leptospirose: Uma infecção bacteriana disseminada por ratos, geralmente através de água contaminada. Causa insuficiência hepática/renal grave e também pode ser transmitida para os seres humanos.

Devem ser vacinados quando?

A vacinação deve ser iniciada em torno dos 2 meses de vida, para garantir que a proteção chegue aos níveis adequados. Nas primeiras 24 horas após a aplicação  o filhote pode parecer um pouco “amuado”. Isso acontece porque o sistema imunológico está trabalhando para reagir à vacina. Tente mante-lo em repouso, e entre em contato com seu veterinário se você achar que seu filhote não voltou ao normal.
A vacinação ajuda não só a manter filhotes saudáveis, mas também a evitar a disseminação de doenças, beneficiando a todos os cães. Desejamos sempre o melhor para nossos peludinhos e a vacinação é uma das medidas preventivas mais importantes que podemos tomar em favor deles. Recomendamos que você converse com seu veterinário para saber mais sobre a vacinação de seu pet.

A Equipe Veterinária  AuauMania participou da produção deste texto. Veja também Como transportar seu cão de carro?

foto1
Mariana Nogami Ilek

Designer e criadora de conteúdo para redes sociais e blogs, apaixonada por comunicação e ligada no mundo Web. Sempre em busca de novas notícias e acontecimentos.

Escrito por Equipe AuauMania
Nós, do Auaumania, temos um enorme prazer de cuidar do seu animalzinho. É isso mesmo, aquele amigo fiel que está com você para tudo. Desde 2002, a nossa equipe preza pela atenção especial ao seu melhor companheiro, e prioriza a sua satisfação como cliente; afinal de contas, é imprescindível que você sinta a segurança e o comprometimento que passamos com o nosso trabalho.

Comente!