Pet com a língua de fora

Meu cachorro está tremendo! O Que Pode Ser?

Ver seu cachorro tremendo pode ser um sinal pouco específico, mas devem ser levados a sério tanto pelo tutor quanto pelo seu veterinário de confiança.

Existem diversos fatores que devemos considerar. Vamos começar pelo mais provável? Observe bem seu amigo e veja se ele não está com medo ou foi exposto a alguma situação importante de estresse. Chuvas, trovões, fogos de artifício, festas ou brigas em casa são exemplos de situações que elevam o nível de estresse do animal e geram medo e ansiedade. Uma das principais maneiras de demonstrar esses sentimentos é através dos tremores. Acalme seu amigo, passa-lhe confiança e sensação de proteção. Aos poucos esse quadro será revertido.

 

E quando o assunto não for comportamental?

DOR! Essa é a maior causa de angústia entre os tutores, não podemos imaginar nossos amiguinhos com dor. Então tremor é sinal de dor? Sim, pode ser. Principalmente em casos de artropatias. Nessa situação é importante que o veterinário seja consultado para avaliar o animalzinho e decidir o melhor protocolo analgésico.

“E a febre, doutoras?” A febre também pode causar desconforto térmico no animal, mal estar e gerar tremores.  A ajuda do médico veterinário é FUNDAMENTAL para aferir a temperatura e identificar a causa do quadro febril.  Alguns distúrbios eletrolíticos de diversas causas também podem gerar tremores. Os exames complementares são indispensáveis. Outra causa de fácil identificação em animais de companhia é a náusea.

O estresse térmico em cães é variável, eles não sentem frio e calor da mesma maneira que a gente. Mas expor o seu amiguinho à baixas temperaturas também é causa de tremores recorrentes.

Conte sempre com seu médico veterinário para esclarecer suas dúvidas e ajudar seu melhor amigo!

Dra. Natália Fernandes

Dra. Andréa R. Rodrigues

 

Conheça os serviços de nossa clínica aqui. Se preferir, agende um horário para seu pet!

Escrito por Equipe AuauMania
Nós, do Auaumania, temos um enorme prazer de cuidar do seu animalzinho. É isso mesmo, aquele amigo fiel que está com você para tudo. Desde 2002, a nossa equipe preza pela atenção especial ao seu melhor companheiro, e prioriza a sua satisfação como cliente; afinal de contas, é imprescindível que você sinta a segurança e o comprometimento que passamos com o nosso trabalho.

Comente!