Cachorro bull dog em frente tigela cheia de ração

Meu cachorro come muito rápido. Como resolver?

Quem tem o hábito de comer muito depressa sabe o quanto isso faz mal. Mas nós, tomando consciência disso, podemos  ao menos tentar  outra forma de agir. Porém, o que acontece quando quem come rápido é o melhor amigo? Existe algo a ser feito?

Alimentar-se depressa demais, engolindo toda a ração da tigela de uma só vez, é sinal de uma agitação, uma ansiedade fora do comum. Quando isso se torna um comportamento repetitivo, pode causar outros problemas para o organismo do animal, além da má digestão.

A refeição afobada pode levar nosso pet a ter problemas como gases, vômitos, engasgo, asfixia ou até mesmo uma torção gástrica. Nesse caso, o cão fica com a barriga inchada, se locomove curvado, com visível desconforto, e não consegue vomitar. Se ele estiver com esses sintomas, corra para o veterinário.

 

Mas o que posso fazer para que o cão não coma rápido?

Existem algumas dicas para fazer seu cachorro comer tranquilo. A primeira delas é dividir as refeições. Não é uma boa ideia deixar a vasilha de comida , à disposição durante todo o dia. Melhor servir a quantidade diária de comida em dois ou três horários.

Uma boa ideia é transformar a hora da refeição em um momento divertido. Existem alguns brinquedos que podem ajudar com isso. Por exemplo, o comedouro brinquedo (em forma de bola) Big PetBall pode ajudar bastante. Trata-se de um recipiente em forma de bola, com quatro aberturas ajustáveis, onde você coloca a ração, mas o cachorro só tem acesso se fizer o brinquedo rolar, e assim, os grãos caem através dos furinhos.

Se o seu pet for de pequeno porte, uma excelente opção é o Mini PetFit, comedouro lento. Ele é um verdadeiro desafio para os cãezinhos, pois seus 20 cm de diâmetro se apresentam como uma espécie de labirinto, obrigando o cão a comer mais lentamente. O produto também diminui o risco de engasgos, vômitos, gastrite, dilatação e torção do estômago, obesidade e suas complicações. Possui ventosas para fixação.

Em todas as situações, vale muito a pena escolher, também um local sossegado para seu melhor amigo comer, longe de crianças, visitas, outros animais… aliás, se você tiver mais de um cão, procure alimentá-los separadamente.

Outra coisa que você deve ter em mente é que a comida não deve virar recompensa para o animal. Nada de dar um pouco de ração sempre que quiser fazer um agrado ou quando o pet pedir. Ele deve entender que existem horários certos para se alimentar.

E você pode também adotar técnicas simples de adestramento, que vão ajudar a educar o cachorro na hora de comer. Por exemplo, coloque a tigela com ração, mas segure-o à frente da comida, solte-o e repita essa ação por mais umas duas ou três vezes para, por fim, deixá-lo comer depois de um comando vocal. Com isso, você o condiciona a não engolir tudo de uma só vez.

Quer receber mais dicas como as deste artigo? Então assine nossa newsletter e receba novidades no seu e-mail!

Conheça os serviços da Auaumania, clicando aqui. Se preferir, agende um banho online aqui.

 

Escrito por Equipe AuauMania
Nós, do Auaumania, temos um enorme prazer de cuidar do seu animalzinho. É isso mesmo, aquele amigo fiel que está com você para tudo. Desde 2002, a nossa equipe preza pela atenção especial ao seu melhor companheiro, e prioriza a sua satisfação como cliente; afinal de contas, é imprescindível que você sinta a segurança e o comprometimento que passamos com o nosso trabalho.

Comente!