Cuidando da saúde do seu shih tzu!

O shih tzu é um excelente cão de companhia, alegre, dócil e brincalhão. O significado do nome dele é cão leão, sendo um dos animais mais amados na China.

E a manutenção da sua saúde envolve muitos cuidados, como:
  • Vacinação: Além de garantir a imunidade do seu aumigão de doenças perigosas, vacinar o seu pet contribui com a saúde dele e a da sua família.
  • Vermifugação: O vermífugo deve ser usado de acordo com a orientação do seu veterinário, independente da presença de vermes no seu pet. Este remédio muitas vezes é administrado como medida preventiva  para eliminar possíveis vermes, auxiliando no bem-estar e na saúde do cachorro;
  • Necessidades de nutrição: Os shih tzus apresentam necessidades nutricionais distintas, como todos os animais. A quantidade de ração varia de acordo com o peso e a qualidade da ração é importante para a saúde dos cães, sendo que as do tipo “premium” e “super premium” são as nutricionalmente balanceada. A dieta adequada para o seu shih tzu durante a fase de crescimento vai proporcionar a ele saúde na fase adulta. E lembre-se de manter água fresca sempre ao alcance;
  • Pelagem: Escovar e pentear os pelos do shih tzu sempre que possível é necessário para evitar os nós. E as orelhas também devem ser verificadas sempre para evitar problemas;
  • Atividade física: Muitas das necessidades físicas do shih tzu podem ser supridas com brincadeiras em casa, no entanto, ele também precisa variar nas atividades, como caminhadas no parque, em alguns dias das semanas.

Doenças frequentes:

Seguindo estas recomendações o shih tzu será um cão saudável e apresentará poucos problemas, no entanto, algumas doenças podem ser diagnosticadas com certa frequência nesta raça. Dentre esses problemas os mais comuns são: oculares, otites, dermatite alérgica e ruptura de ligamento.

Fique ligado nos sinais, e qualquer problema avise o seu veterinário de confiança. Veja também 20 Curiosidades sobre cães.

Escrito por Equipe AuauMania
Nós, do Auaumania, temos um enorme prazer de cuidar do seu animalzinho. É isso mesmo, aquele amigo fiel que está com você para tudo. Desde 2002, a nossa equipe preza pela atenção especial ao seu melhor companheiro, e prioriza a sua satisfação como cliente; afinal de contas, é imprescindível que você sinta a segurança e o comprometimento que passamos com o nosso trabalho.

Comente!