Como um cachorro pode melhorar a sua autoestima e bem-estar

Muitas pessoas sentem uma espécie de insatisfação com o dia a dia, sem saber de fato o que as aflige. As causas podem ser inúmeras, e muitas vezes as soluções podem ser mais simples e práticas do que possam parecer. A companhia de um animal de estimação pode ser um bom exemplo.

Claro, isso não quer dizer que um cachorro vai resolver todo tipo de problemas. Aliás, ele nem deve carregar essa responsabilidade, afinal é um ser vivo que também requer atenção, cuidado e carinho. Mas talvez sua vida possa se tornar muito mais plena com um animalzinho de estimação

Um estudo feito há alguns anos por psicólogos das universidades de St. Louis e Miami diz que pessoas com um pet possuem autoestima mais elevada e são mais sociáveis do que as que não têm bichos de estimação. E isso funciona tanto para pessoas que moram sozinhas quanto para famílias.

Outra pesquisa, feita pelo Departamento de Psicologia Experimental da USP, indica que o convívio com pets pode fortalecer nosso sistema imunológico e diminuir a sensação de estresse.

Saiba escolher o pet certo para você

Mas tudo isso depende da escolha de um cachorro que combine com você. Se você tem um perfil mais tranquilo e prefere usar seu tempo livre para ficar em casa e descansar, não deve adquirir um pit bull ou um galgo, por exemplo, que são raças bem ativas. Da mesma forma, se você é uma pessoa ativa, que faz exercícios diariamente, deve escolher um cão que ame brincar e correr, não um que goste de ficar quietão dentro de casa, como um bulldog ou um shih-tzu.

É muito importante escolher cães de raças com perfis semelhantes aos do donos. Se a escolha não for bem pensada, sua relação com seu melhor amigo não será legal e pode piorar seu dia a dia, aumentando o estresse, em vez de melhorá-lo. No caso dos peludos sem raça definida, procure observá-los antes da adoção. O comportamento que têm em matilha não será muito diferente do que terão em sua casa. Os mais tranquilos seguirão na paz e os mais ativos vão exigir mais energia.

Por isso, leve essa questão em consideração quando começar a pesquisar para comprar ou adotar um cão, ele será seu companheiro por toda a vida dele.

Conhece alguém que seria mais feliz com um cãozinho? Então compartilhe! E não deixe de nos seguir no Facebook!

Escrito por Equipe AuauMania
Nós, do Auaumania, temos um enorme prazer de cuidar do seu animalzinho. É isso mesmo, aquele amigo fiel que está com você para tudo. Desde 2002, a nossa equipe preza pela atenção especial ao seu melhor companheiro, e prioriza a sua satisfação como cliente; afinal de contas, é imprescindível que você sinta a segurança e o comprometimento que passamos com o nosso trabalho.

Comente!