Como transportar seu cão de carro?

Na hora de transportar seu cão dentro do carro tem que seguir algumas regras de segurança. Quando os animais estão soltos dentro do veículo, eles podem ficar feridos caso o carro sofra uma colisão ou uma freada brusca, também podem causar involuntariamente um acidente tirando a atenção do motorista. Sabendo desse perigo, o artigo de número 235 do Código de Trânsito Brasileiro prevê:
• A condução de animais nas partes externas do veículo como caçambas ou com parte do corpo para fora da janela é infração grave;
• Se o motorista for flagrado dirigindo com animais à sua esquerda ou entre os braços e pernas o condutor é considerada infração média.
A lei não fala como eles devem ser transportados, por isso vamos mostrar alguns exemplos:

Caixa de transporte

A caixa de transporte é uma ótima maneira de manter seu pet seguro e pode ser usada por cães de todos os portes. Você deve ficar atento ao tamanho adequado da caixa de transporte, seu cão deve ficar confortável o suficiente para levantar, dar uma volta e se acomodar
Para colocar no carro ideal é que a caixa fique no banco traseiro e para evitar o deslocamento você pode afastar para trás o banco do passageiro, prendendo a caixa entre os bancos ou prender a caixa com o cinto de segurança. Dependendo do tempo da viagem colocar um tapete higiênico no chão da caixa, um comedouro e bebedouro portátil anexados, pode evitar que aconteçam alguns imprevistos.

Cinto de segurança peitoral

Existem peitorais específicos para o transporte em carros, ele é preso com um adaptador na fivela do cinto e permite que o animal tenha um pouco mais de liberdade no banco traseiro. É uma opção normalmente escolhida para cães de porte médio e grande, mas também é encontrado para porte pequeno.
Na hora da compra os materiais mais resistentes e acolchoados serão mais caros, porém valem a pena para oferecer maior conforto e segurança ao cão, mas todos os cintos são ergonomicamente seguros e distribuem o impacto de maneira nivelada no corpo do cão, em caso de acidente.

Assento cadeirinha

O assento cadeirinha é uma opção para cães de pequeno porte ou até 10 quilos, ela é uma boa alternativa ao peitoral, para que eles não fiquem muito soltos no banco de trás e para quem não gosta de usar a caixa de transporte.
Ele é encaixado no banco, tem fivela de regulagem e é compatível com o cinto de segurança. São feitas de material acolchoado e muito confortáveis, normalmente adaptáveis a qualquer carro, dobráveis e fáceis de guardar.

Agora é só escolher o que fica melhor para você e seu pet e veja também 9 Cuidados com seu cão na hora do passeio.

 

foto1
Mariana Nogami Ilek

Designer e criadora de conteúdo para redes sociais e blogs, apaixonada por comunicação e ligada no mundo Web. Sempre em busca de novas notícias e acontecimentos.

Escrito por Equipe AuauMania
Nós, do Auaumania, temos um enorme prazer de cuidar do seu animalzinho. É isso mesmo, aquele amigo fiel que está com você para tudo. Desde 2002, a nossa equipe preza pela atenção especial ao seu melhor companheiro, e prioriza a sua satisfação como cliente; afinal de contas, é imprescindível que você sinta a segurança e o comprometimento que passamos com o nosso trabalho.

Comente!