3 jeitos de deixar seu cachorro mais sociável

Socializar um cãozinho não costuma ser tarefa das mais fáceis. Eles podem ser teimosos, ter dificuldade para aprender, ou talvez você não tenha o tempo mínimo necessário para isso. De toda maneira, o esforço vale a pena para garantir a qualidade de vida de todos. Para ajudar você, neste post apresentamos 3 jeitos de deixar seu cachorro mais sociável.

 

Parques, praças e daycare

Uma ótima ideia é levar seu cãozinho para conhecer outros animais e pessoas. Os melhores lugares são parques e praças. Nas primeiras vezes em que levar seu cãozinho para os parques, apenas deixe que ele veja outros cães e observe o comportamento, sem entrar. Sempre que um cachorro se aproximar, dê a seu cãozinho uma recompensa, até que se sinta preparado para interagir.

Outra excelente opção, que ajudará muito no futuro, é acostumá-lo em creches, ou daycare. Lá, além de ter contato com outros cães, seu melhor amigo aprenderá e sentir-se bem quando precisar ficar longe de você por alguns dias.

 

Não humanizar demais

Que os cães merecem todo amor do mundo não há dúvida. Porém, um amor que humaniza demais os bichinhos pode, na verdade, surtir efeito contrário e acabar atrapalhando.

Um cãozinho tratado como humano acaba tendo muitas de suas necessidades naturais negligenciadas: correr, sujar-se, latir em determinadas situações etc. Outra consequência é a de não reconhecer autoridade, o que pode causar sérios problemas para os tutores e para os próprios bichinhos. Se eles acharem que podem fazer o que quiserem, será muito mais difícil conseguir que obedeçam aos donos.

 

Receber visitas sem prender o peludo

Expor o cãozinho ao máximo de estímulos possível inclui também apresenta-lo  às visitas que, naturalmente, podem ser entendidas por ele como “invasores do território”. Neste caso, também, é importante que haja o reforço positivo. O dono deve manter-se firme nos comandos de voz. Não prenda seu amigo quando receber visitas, pois ele pode associar a situação a algo negativo. Oriente seus amigos a oferecerem petiscos ao cãozinho e falarem com ele com voz baixa e encorajadora.

 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de nos seguir no Facebook, sempre postamos coisas legais por lá!

Escrito por Ana Luiza Caldeira Brant

Comente!