Xixi no lugar errado, e agora?

Vocês sabem que existem diversas causas possíveis que podem estar levando seu cão a fazer xixi fora do lugar. Como por exemplo se seu cão ainda é filhote, ele pode ainda não ter sido treinado a fazer as necessidades no lugar certo. Aqui temos algumas dicas de como ensinar seu cachorro a fazer xixi e cocô no tapete higiênico (fraldinha ou jornal), veja:

  1. Separe um local para ele sempre fazer as necessidades ali. Cubra com jornal ou com um tapete higiênico.
  2. O local deve ser longe da comida ou de onde seu animal dorme. Os cães normalmente evitam fazer as necessidades próximas desses lugares.
  3. Evite dar bronca em seu cachorro, caso ele faça as necessidades em outro lugar. Isso pode acarretar traumas e inibi-lo de fazer as necessidades, o que pode causar muitos problemas renais.
  4. Evite limpar as necessidades na frente do seu cachorro. Isso pode fazer com que ele entenda que isso é bom porque assim ele chama sua atenção, e ao invés de mudar o comportamento, ele continuará fazendo no lugar errado.
  5. Quando ele começar a fazer suas necessidades no lugar certo, mostre que ficou feliz, fazendo um carinho. Esse reforço positivo irá lembrá-lo de fazer sempre no mesmo local.
  6. Se você ver que seu cachorro está fazendo no lugar errado, interrompa e mostre o lugar certo. Caso ele mude para o lugar que você indicou, use o reforço positivo, dando os parabéns, elogiando ou fazendo carinho.
  7. Dê um nome para esta atividade como ‘ir ao banheiro’,’ fazer xixi’, isso ajudará o seu cachorro a assimilar o comando e sempre que ele acertar não esqueça dos estímulos positivos (carinho, brincadeiras).

Mas lembre-se: tenha paciência, não desista é preciso de persistência e dedicação.

E veja também Não use o nome do pet na hora da bronca. Entenda por quê?

Mariana Nogami
Mariana Nogami
Designer e criadora de conteúdo para redes sociais e blogs, apaixonada por comunicação e ligada no mundo Web. Sempre em busca de novas notícias e acontecimentos.
Contato
Av. Juriti, 157 - Moema, São Paulo - SP
Segunda - Sábado
das 9:00 às 18:00
+55 (11) 5056-1162