Será que seu cachorro esta com dor articular?

A dor articular pode apresentar diferentes graus em cães e gatos, pode ser discreta, intensa, crônica e aguda. Para que o tutor possa identificar em casa é preciso observar alguns sinais, muitas vezes discretos de que algo possa não estar bem com seu amiguinho.

– Dificuldade para levantar e/ou se deitar

– Recusar tarefas simples que normalmente realizam com facilidade (subir e descer escadas ou sofá)

– Inchaço

– Relutância ao passeio ou exercício

– Claudicação de um ou mais membros ou poupar uma das patinha durante a marcha

 

A causa da dor articular é variável. Cães de grande porte frequentemente apresentam displasia coxofemoral. Cães de pequeno porte apresentam problemas no joelho, como luxação de patela. Porém muitas vezes a causa não é identificada, principalmente no animal idoso, quando ocorre um desgaste natural das articulações e pode acometer qualquer região do corpo dos cães ou gatos (ombro, cotovelo, quadril e coluna vertebral).

 

As opções de tratamento são diversas e dependem da localização e causa da alteração. Animais obesos são mais acometidos por dor articular, então a manutenção saudável do peso é indispensável. Exercícios regulares, controlados e com consciência do tutor ajudam a evitar o sedentarismo. Dependendo da causa da dor existem opções cirúrgicas ou clínicas. Hoje em dia temos excelentes resultados com a fisioterapia, reabilitação e acupuntura.

A suplementação na alimentação de ômegas e ácidos graxos potencializa a ação anti-inflamatória e antioxidante nas articulações. Já a glucosamina e a condroitina quando usadas adequadamente na suplementação alimentar ajudam na nutrição e reparação das cartilagens.

Observar o comportamento e saúde do seu pet é extremamente importante, discutir com seu veterinário sobre alterações no dia a dia ajudam na identificação de algum problema. Hábitos saudáveis e evitar excessos fazem parte da prevenção e manutenção da saúde articular.

Natália Fernandes
Natália Fernandes
Comente!

Contato
Av. Juriti, 157 - Moema, São Paulo - SP
Segunda - Sábado
das 9:00 às 18:00
+55 (11) 5056-1162