Saiba mais sobre Lhasa Apso

A raça Lhasa Apso pode ser considerada uma das mais populares entre os donos de pets brasileiros e, ao lado do Shih Tzu, só vem ganhando espaço entre as pessoas que moram em apartamentos.

Querido por ser um ótimo cão de companhia, ele já conquistou o coração de celebridades como a cantora Ivete Sangalo e a raça serviu de inspiração para a criação do personagem Floquinho, o pet do Cebolinha nos eternos e memoráveis quadrinhos de Maurício de Souza.

Origem

Como o próprio nome sugere, o Lhasa Apso é nativo da capital do Tibet (Lhasa), e tornou-se conhecido no Ocidente no início do século XX. Alguns falam que eles apareceram cerca de 800 a.C das mãos dos monges e nobres tibetanos, já outros acreditam que a origem do Lhasa Apso não é tão antiga.

Reconhecida pela AKC – American Kannel Club em meados da década de 1930 como uma raça pertencente ao grupo dos Terrier, a Lhasa Apso começou a aparecer e se popularizar no ocidente durante esta mesma época; sendo, hoje, uma das raças mais conhecidas em todo o mundo – além de uma das favoritas entre os donos de pets que são moradores de apartamentos.

Comportamento

O Lhasa Apso é independente, desconfiado e reservado, porém extremamente inteligente, calmo, brincalhão e alegre, uma raça que tem facilidade em ser adestrada.

Amigável e bastante sociável com humanos e outros animais, o Lhasa Apso é um cão que possui um nível moderado de energia e; portanto, não é do tipo que precisa de muitas atividades físicas para se manter saudável – no entanto, pequenos passeios diários são indicados.

 

 

Cuidados Específicos

A pelagem do Lhasa Apso exige cuidados regulares e você deve ter a consciência que ele necessita de escovações diárias para evitar nós e irritações da pele. Seus olhos são muitos sensíveis e recomenda-se que eles sejam limpos diariamente com algodão molhado.

Em relação a frequência das tosas higiênicas, nestes cães deve ser maior que em outras raças, já que o crescimento de pelos na região das patas também pode influenciar na ocorrência de acidentes por escorregões em superfícies mais lisas.

Conforme citado, as escovações diárias e banhos com certa frequência (semanais, de preferência) também são fundamentais na vida dos cães Lhasa Apso, já que estas ações podem ajudar a prevenir problemas causados pelo acúmulo de sujeira na pelagem; como dermatites de pele.

 

Esta raça como qualquer outra apresenta suas peculiaridades e exige alguns cuidados, mas é ótima para pessoas que moram em apartamentos e tem a vantagem de não necessitarem de muitas horas de exercícios físicos.

Veja também 20 Curiosidades sobre cães.

Mariana Nogami
Mariana Nogami
Designer e criadora de conteúdo para redes sociais e blogs, apaixonada por comunicação e ligada no mundo Web. Sempre em busca de novas notícias e acontecimentos.
Comente!

Contato
Av. Juriti, 157 - Moema, São Paulo - SP
Segunda - Sábado
das 9:00 às 18:00
+55 (11) 5056-1162