Por que meu gato não para de miar?

Muitos donos se queixam desse problema:  Meu gato não para de miar de dia, de tarde e de noite. E então, o que fazer?

A primeira coisa é procurar seu veterinário para garantir que ele não está com nenhum problema de saúde que cause essa vocalização excessiva: dor; alteração neurológica; idade. Mas  no geral, o culpado pela vocalização excessiva é o você (o dono), não se desespere, o problema pode ser resolvido.  Veja abaixo:

  • Ansiedade

    Um gato ansioso tem muita energia acumulada durante o dia. Geralmente são animais que passam o dia todo só dormindo e comendo. Talvez por ficarem muito tempo sozinhos ou por não terem o estímulo para  correr, pular; caçar. Assim, toda a energia deles é redirecionada d maneira errada, de modo que podem vir a destruir a casa, miar excessivamente, te atacar, e por aí vai. A ansiedade é uma das causas mais comuns de mau comportamento, tanto em cães como em gatos.

  • Mudança de Rotina

    Se você morava em casa, e agora se mudou com seu gato para um apartamento, por exemplo, essa pode ser a causa. Mas atenção: apenas se o comportamento começou após a mudança. Qualquer grande alteração na rotina de um gato (um novo morador, mudança de alguém que morava com vocês, um novo animal e etc) pode ser responsável pelo miado excessivo.

  • Reforço Errado

    A coisa mais difícil a se fazer com um gato que não para de miar, é ignorá-lo. Quando seu gato começar a miar, não olhe-o nos olhos, não fale com ele, não vire na direção dele e principalmente não o recompense com petiscos ou carinho. Ele precisa entender qque aquele comportamento é errado, então não o confunda, treine ele da maneira correta.

Então para evitar tudo isso quando estiver com o seu gato, brinque muito com ele, principalmente antes de você ir dormir. Deixe ele exausto. E veja também Por que meu aumigo nao me obedece?

Untitled-1

Natália Fernandes
Natália Fernandes
Médica Veterinária
Comente!

Contato
Av. Juriti, 157 - Moema, São Paulo - SP
Segunda - Sábado
das 9:00 às 18:00
+55 (11) 5056-1162