Não devemos assustar nossos gatos!

Apesar de engraçado, essa situação não é nada legal para os animais. Afinal, quem gosta de levar um tremendo susto.

Vemos muito hoje em dia vídeos onde os animais levam susto com um pepino ou até mesmo um barulho muito alto. Especialista em comportamento animal acreditam que esse tipo de vídeo são convites para outras pessoas fazerem o mesmo com seus gatos e que essa situação causa um grande estresse ao animal.

Mesmo sendo gatos domésticos, eles ainda mantêm seus instintos selvagens, tanto que podemos notar que estão sempre caçando insetos ou até deixam algum bicho morto em camas ou chinelos, caso realmente gostem do seu dono.

Sendo assim, quando se coloca por exemplo um pepino atrás do animal e o pega desprevenido, ele se assusta por ter esse instinto selvagem. Na maioria dos vídeos podemos perceber que os animais estavam comendo ou em um momento em que está relaxado e se sentindo seguro. Provavelmente, o invasor verde no chão, uma coisa incomum, é associado pelo gato a uma cobra, um predador.

Por esse motivo os saltos espalhafatosos, que são uma reação natural para buscar uma distância segura e avaliar a situação.

Então…

O ideal é evitar esse tipo de “brincadeira” com seu animalzinho, já que ele pode se machucar, quebrar coisas ou até entrar em estado de estresse prolongado.

Gatos assustados podem soltar um cheiro horrível, produzido por uma glândula, que indica que ele está se sentindo em perigo. Para ajudar a melhorar esse sentimento é claro que é interessante estimular a mente do animal com objetos, mas ao apresentar algo novo na vida felino, por favor, seja sensato, trate de deixá-lo entender a situação em sua zona de segurança, seja um brinquedo ou um alimento, nada de sustos para não estressa-lo, principalmente se for em sua zona de segurança.

E veja também Por que meu gato não para de miar?

Mariana Nogami
Mariana Nogami
Designer e criadora de conteúdo para redes sociais e blogs, apaixonada por comunicação e ligada no mundo Web. Sempre em busca de novas notícias e acontecimentos.
Comente!

Contato
Av. Juriti, 157 - Moema, São Paulo - SP
Segunda - Sábado
das 9:00 às 18:00
+55 (11) 5056-1162