Alimentos que Gatos não podem comer?

Os gatos já nascem muito famintos, eles querem comer de tudo um pouco. Mas não deixe o seu bichinho por aí, pois ele pode comer coisas que não fazem bem para ele.

Pode dar leite? Uma frutinha faz mal? E legumes? São muitas dúvidas, e nós vamos tirarar algumas delas para que seu bichinho tenha uma vida longa e saudável.

  • Plantas e Flores

Muito gatos gostam de comer plantas, nesse caso é preciso tomar muito cuidado, pois algumas são altamente tóxicas, como os lírios, que matam mesmo em pouca quantidade, assim como as samambaias e outras venenosas que podem estar no seu quintal. Uma boa solução é comprar aquelas graminhas para suprir essa necessidade dele, veja mais aqui.

  • Chocolate e Cafeína

Todo mundo gosta de um docinho e com os gato não é diferente, mas ao contrário de nós, os bichanos não toleram muito bem o chocolate, por exemplo. No doce existe metilxantina (cafeína e teobromina), um relaxante, diurético e estimulante que aumenta o índice cardíaco, estimula o sistema nervoso e causa a perda de fluídos. Vômito, diarréia, tremores e urina frequente, são uns dos sintomas que você vai perceber no seu gato. Então evite que ele como qualquer tipo de doce ou café e chás, caso ele coma algum, levo-o imediatamente ao veterinário.

  • Comida de cachorro

Quando cachorros e gatos vivem no mesmo espaço, é comum que um coma a ração do outro. Isso não é prejudicial a saúde dele, mas nunca deve ser uma alternativa à sua alimentação, pois, apesar de não ser toxica, os cães tem um dieta diferente da dos gatos. Por exemplo, em sua ração canina não existe a taurina, que é necessária para a digestão correta de alimentos no organismo dos gatos.

  • Legumes, frutas e vegetais

Os gatos são carnívoros essenciais, por isso, precisam de alimentos de origem animal em sua dieta. Além disso eles não metabolizam bem carboidratos como fonte de energia. Então, manter um cão com dieta vegetariana é possível (não é fácil, mas é possível), já o gato não dá. É bom evitar e caso ele goste de ingerir algum vegetal ou frutas, consulte o seu veterinário, e veja se existe a possibilidade de acrescentar ele a dieta do seu bichinho.

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado a entender melhor como manter o seu gatinho seguro e saudável. E veja também Cuidando da saúde do seu shih tzu!

 

Mariana Nogami
Mariana Nogami
Designer e criadora de conteúdo para redes sociais e blogs, apaixonada por comunicação e ligada no mundo Web. Sempre em busca de novas notícias e acontecimentos.
Comente!

Contato
Av. Juriti, 157 - Moema, São Paulo - SP
Segunda - Sábado
das 9:00 às 18:00
+55 (11) 5056-1162